sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A Bahia cantada e as interações de Exu e Obaluaê na formação artístico-musical de Carlinhos Brown

Jober Pascoal Souza Brito

O plano de trabalho desenvolvido investigou as linhas político-culturais de atuação do compositor e percussionista Carlinhos Brown na ressignificação do legado cultural africano, em especial de símbolos das religiosidades de matriz africana, intentando promover aproximações entre as mitologias relativas a Exu, Obaluaê e Carlinhos Brown. Para tanto, foram escrutinadas informações e leituras que tratam de aspectos da afro-baianidade, do carnaval e da obra do artista baiano em questão, já disponíveis no acervo do Projeto. Os resultados da pesquisa evidenciam que o músico se apropria diretamente dos arquétipos dos orixás, produzindo remixagens sobre um mesmo arcabouço cultural, repontencializando os sentidos transgressivos dessas simbologias na contemporaneidade, os deslocamentos propostos. A postura político-cultural de Carlinhos, simultaneamente criativa e crítica, não apenas do legado cultural de matriz africana, mas especialmente da modernidade ocidental, configura-se como mais uma resposta afro-atlântica, que se articula a outras expressões culturais pós-escravas, na contestação e denúncia da permanência dos terrores raciais.

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