sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Riobaldo e Aschenbach: audazes navegantes: experiência de travessia em Grande Sertão: Veredas e a morte em Veneza

Maria Aurinívea Sousa de Assis

Tenciona-se analisar o diálogo existente entre Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa e A Morte em Veneza de Thomas Mann, na perspectiva dos estudos comparados, percebendo as especificidades das representações literárias e culturais na tessitura poética de cada um dos autores. A comparação será realizada tomando como foco as experiências de travessia vivida pelos protagonistas nas narrativas citadas. Há trabalhos que ressaltam intertextualidades entre os discursos de Rosa e Mann, como é o caso do estudo de Schwarz (1981) sobre o tema do drama faústico nas obras Grande sertão: veredas e Dr. Fausto e a referência que Galvão (1978) faz sobre proximidades entre O Eleito e o conto "A hora e vez de Augusto Matraga". Evidências mostram o diálogo existente entre Rosa e a cultura alemã como, por exemplo, o diálogo de Rosa com Lorenz (1991). Também, destaca-se a relação de Mann com a cultura brasileira, desenvolvida por Miskolci (2003) em Thomas Mann, o artista mestiço. O presente estudo comparado justifica-se por visar contribuir com os estudos no país sobre os dois autores e por trazer uma inovação ao propor algo ainda não realizado: a aproximação entre Grande sertão: veredas e A Morte em Veneza.

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