quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Avaliação da consciência fonológica em crianças que possuem desvios fonológicos

Marcus Vinicius Borges Oliveira

Para a maioria das crianças adquirir a língua é um processo natural. No entanto há uma significante minoria na qual o processo de assimilação e utilização dos sons não ocorre adequadamente. A população estudada será formada de crianças em idade acima de 5 anos que possuam desvios fonológicos. O objetivo geral deste projeto é investigar o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com desvios fonológicos, através da análise do desempenho dessas crianças em diferentes tarefas direcionadas e controladas. A hipótese básica deste projeto é de que as crianças que possuem estes desvios utilizam-se de diferentes níveis de consciência fonológica ao refletirem sobre a estrutura fonológica da língua. Conhecer a performance de crianças com desvios fonológicos é de suma importância, pois contempla a compreensão do próprio distúrbio de linguagem e contribui para a construção dos programas de reabilitação ou de estimulação das habilidades fonológicas direcionadas às necessidades individuais.

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