sexta-feira, 12 de outubro de 2007

As marcas do discurso pedagógico e seu caráter instrutivo-educativo no universo quadrinizado de Maurício de Souza

Erivelton Nonato de Santana

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve análise do processo discursivo e produção de sentidos presentes nas histórias em quadrinhos produzidas por Mauricio de Sousa, buscando evidenciar marcas do discurso pedagógico no conjunto de sua obra e o caráter educativo presente nele. Ao analisar um conjunto de histórias da Turma da Mônica, foi possível perceber uma acentuada preocupação do autor das narrativas com os aspectos instrucional e educativo. Esta preocupação mostra-se em diversos conteúdos discursivo-ideológicos materializados pelos enunciados dos sujeitos representados por personagens pertencentes ao universo quadrinizado criado pelo autor. Eles estão inseridos em determinados contextos sócio-comunicativos reproduzidos por estas histórias, as quais são responsáveis pela representação de um conjunto de valores capazes de conduzir os leitores a refletir sobre certos hábitos e costumes considerados corretos e positivos na sociedade. Ao manterem contato com essas histórias, o público leitor pode dialogar com seus conteúdos discursivo-ideológicos, aspecto que favorece a assimilação de certos valores identificados com determinadas formações ideológicas que interpelam formações discursivas correspondentes. A pesquisa encontra-se em fase final de desenvolvimento.

Nenhum comentário: