quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Habilidades de leitura em disléxicos falantes do português

Vera Pedreira dos Santos Pepe

O objetivo deste trabalho é apresentar o andamento da pesquisa de doutorado sobre a dislexia em falantes do português quando os mesmos realizam a leitura de palavras e pseudopalavras em sua língua materna. A literatura especializada aponta que um déficit no componente fonológico da linguagem faz com que a leitura de disléxicos seja marcada por distorções, simplificações segmentais, estruturais entre outras, mas, a despeito desse fato, há necessidade de um estudo mais sistemático sobre as referidas simplificações. Este é o foco do trabalho em questão: mostrar como esse estudo sistemático tem sido realizado aqui em Salvador. Para tanto, inicialmente serão abordados alguns aspectos de natureza teórica como o conceito de dislexia, tipos, incidência e causas. Em seguida, serão mencionadas questões metodológicas, entre as quais figuram: sujeitos integrantes da pesquisa até o momento atual, coleta de dados, instrumentos, testes e, sobretudo, a importância do diálogo com outras áreas do conhecimento, ou seja, a relevância da interdisciplinaridade.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber como encontro um profissional especializado neste problema, a dislexia, pois acredito que a partir de um diagnóstico, poderei me certificar se possuo ou não este disturbio. No meu caso tenho uma grande dificuldade para transmitir aos outros aquilo que aprendo, geralmente o que entendo nas leituras, quando tenho necessidade de passa-las para algo mais concreto, como um apontamento, ou resumo, tenho dificuldade de formulá-lo sem auxúlio do texto que acabei de ler, pois a idéia fica, mas passá-la na linguagem torna-se difícil, e acabo perdendo o foco.

meu e-mail: edinaldodefrancafilho@hotmail.com