sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Estratégias de aprendizagem do inglês utilizadas por alunos de comunidades populares

Alberto Santos de Miranda

A identificação das estratégias utilizadas por alunos de camadas populares no processo de aprendizagem do inglês torna-se condição sine qua non para o desenvolvimento da autonomia desses mesmos sujeitos. Por causa disso, verificaremos nesta comunicação como tais estratégias podem ser usadas de forma mais eficiente e eficaz pelos estudantes bolsistas do Núcleo de Extensão de Letras Germânicas da UFBA (NELG). Lançando mão das idéias de Oxford e Paiva, no tocante ao uso de estratégias de aprendizagem para um melhor aprendizado da língua inglesa e das idéias de Freire, no que tange ao desenvolvimento de uma pedagogia crítica, analisaremos os resultados obtidos através de questionários respondidos pelos estudantes bolsistas do NELG. Esperamos, com esse trabalho, demonstrar como tal uso de estratégias pode influenciar no sucesso ou insucesso desses aprendizes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro o nelg, sabia??? :D

Anônimo disse...

Que trabalho excelente. Conhecer as estrategias que os alunos utilizam para aprendizagem, eu acredito que ainda é um trabalho inivador e as pesquisas focadas nessa tematica poderão ajudar os profesores de Línguas a desenvolver seu proprio material baseado nas estrategias que facilitem o aprendizado do aluno. Fiz um trabalho, parecido no estagio de regência e os dados mostraram que a estrategia prediction era a mais utilizada e a que mais facilitava o aprendizado, junto a claro as imagens inseridas no texto.
lucbalbo@yahoo.com.br