sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Literatura pop contemporânea: geração 90 e livros do mal

Antonio Eduardo Soares Laranjeira

Estudiosos da literatura pop estabeleceram parâmetros para a abordagem dessas narrativas. A apropriação de signos e mitos engendrados pela sociedade de consumo, a dessacralização da arte e da cultura, a “crítica silenciosa”, a representação singular do corpo e do erotismo e a fusão de linguagens utilizadas pelos artistas pop são alguns dos traços atribuídos a esse discurso literário. O caráter subversivo parece manter-se como traço da literatura pop brasileira contemporânea. Todavia, a partir da década de 90 (em textos da Geração 90, da editora Livros do Mal e alguns textos britânicos e norte-americanos), linhas de fuga podem ser traçadas. A busca pela identidade nacional não figura nos planos dos escritores, inseridos num contexto globalizado. O ímpeto contestador persiste nesses textos, mas, como na sociedade pós-moderna de consumo a obtenção de prazer é uma das principais metas do indivíduo, é preciso considerar também o papel da cultura pop, relacionado com o entretenimento. Corpo, sexualidade e amor assumem configurações peculiares, atreladas às transformações ocorridas na sociedade ocidental, durante as últimas duas décadas. Propõe-se refletir acerca das configurações da literatura pop brasileira contemporânea e comparar com textos produzidos por escritores britânicos e estadunidenses.

2 comentários:

Germano Viana Xavier disse...

Olá, pessoal!


Estou iniciando uma pesquisa monográfica sobre as nuances do "pop" na literatura do Caio Fernando Abreu e gostaria de saber onde eu poderia me enveredar por esse tipo de leitura, sites, livros, ou se mesmo vocês não possuem algum material que poderia me ser útil. Agradeceria qualquer apoio no intuito de alimentar meu estudo.

Em amor à literatura.

Abraço forte.

Germano Xavier
www.clubedecarteado.blogspot.com

Germano Viana Xavier disse...

Olá, pessoal!


Estou iniciando uma pesquisa monográfica sobre as nuances do "pop" na literatura do Caio Fernando Abreu e gostaria de saber onde eu poderia me enveredar por esse tipo de leitura, sites, livros, ou se mesmo vocês não possuem algum material que poderia me ser útil. Agradeceria qualquer apoio no intuito de alimentar meu estudo.

Em amor à literatura.

Abraço forte.

Germano Xavier
www.clubedecarteado.blogspot.com