sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Estrutura silábica e aquisição da leitura: algumas reflexões

Cláudia Martins Moreira

Tomando como base os dados coletados no ano de 2006, com 20 crianças de escolas públicas da cidade de Salvador, pretendo, com este trabalho, fornecer uma nova classificação dos estágios de escrita, à luz da Fonologia Aplicada (ABAURRE, 1998, 1999; CAGLIARI, 1992a, 1992b, 1998) e dos estudos de aquisição da linguagem que evidenciam o papel do molde silábico no processo aquisicional (MC NEILAGE & DAVIS, 1990; TEIXEIRA, 2003). Os resultados permitem-nos a conclusão de que o percurso da aquisição da escrita está continuamente perpassado pela oralidade, em graus e motivações variadas. Tal evidência nos permite reafirmar o caráter gradativo das aquisições, embora se observem episódios regressivos ou progressivos, reais ou aparentes, ao longo do processo de aquisição da escrita na criança.

Um comentário:

Unknown disse...

Gente! Sou a autora dessa comunicação. Para quem tem interesse em conhecer o trabalho na íntegra ou torcar algumas impressões, podem enviar e-mail para claudia@uesc.br
Obrigada.