sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O ensino de inglês como L2 para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural

Adelaide Augusta Pereira de Oliveira

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como dois professores não nativos de língua inglesa de um instituto de línguas e dois de um curso de extensão universitário em Salvador, Bahia lidaram com conteúdo cultural presente nos livros-texto globais adotados pelas instituições, de modo a desenvolver a competência comunicativa intercultural dos alunos. O quadro teórico que embasam este trabalho é composto dos modelos de competência comunicativa intercultural (BYRAM, 1997; MORAN, 2001; FANTINI, 2000), o conceito de cultura no sentido restrito (small culture) de Holliday (1999; 2004), os pilares para a educação para o século 21 (DELORS, 1996) e os princípios da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999; 2000; 2002). As questões que nortearam esta investigação podem ser resumidas em se e como os professores identificam os elementos culturais presentes no livro-texto de modo a desenvolver a competência comunicativa intercultural dos alunos dentro dos princípios da transdisciplinaridade. Uma análise etnográfica dos livros-texto usados, das aulas observadas, e das respostas dos professores a uma entrevista e a três questionários demonstra que é preciso que haja um tratamento mais sistemático em relação a questões culturais e à aprendizagem intercultural nos currículos para cursos de formação de professores sejam eles de nível universitário ou não.

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