quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Adequação de materiais didáticos de língua inglesa ao contexto do aluno

Iris Maria de Araújo Fortunato

A função do livro texto deveria ser a de proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e interessante para o aprendiz. Porém geralmente isso não acontece, pois muitos dos tópicos abordados por estes materiais didáticos são irrelevantes e desinteressantes para os alunos do ponto de vista cultural. Uma breve análise de alguns livros didáticos de inglês nos leva a perceber que os temas propostos para estudo afastam-se muito da realidade dos alunos, desmotivando-os a significar o seu aprendizado. Com o objetivo de amenizar o impacto causado por esses conteúdos, propõem-se adaptações que venham a adequar as atividades no livro texto ao contexto cultural do aprendiz. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir algumas adaptações no livro texto que promovam o desenvolvimento de uma postura mais crítica em relação ao aprendizado de língua inglesa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá sou graduada em L.I. pela UNEB CAMPUS V. Sou monitora de um projeto, na UNEB, que visa desenvolver materias didaticos em L.I. para alunos da rede pùblica.
Quero dizer que concordo com a adaptação de materiais em lingua inglesa que promova o desenvolvimento de uma postura mais critica do ensino. meu e-mail lucbalbo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Tenho interesse de conhecer mais sobre esse trabalho. Quem saber me colocar como voluntaria com o objetivo de está mais proxima desse campo de pesquisa. e-mail. lucbalbo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a professora Iris Maria de Araujo, tem interesse de orientar uma mera estudante que deseja muito está inserida nas discusões sobre adaptação de materiais em L.I.
OBR. lucbalbo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a professora Iris Maria de Araujo, tem interesse de orientar uma mera estudante que deseja muito está inserida nas discusões sobre adaptação de materiais em L.I.
OBR. lucbalbo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

bom comeco