A pesquisa – Discursos de Afrodecendência e o Hip Hop de Salvador – é parte do trabalho realizado pelo projeto “Etnicidades: história e memória de afrodescendência”. Durante um ano de pesquisa buscamos identificar discursos político-identitários na produção artística do hip hop na cena baiana. Por estar inserida na área de Letras, a pesquisa deteve-se mais especificamente nas composições de rap, foram analisados canções de grupos de rap de bairros distintos da cidade, o objetivo foi perceber e analisar as representações de afrodescendência na rap enquanto produção cosmo-política negra, diaspórica e local. O rap tem funcionado, em grande parte, enquanto trilha sonora da periferia de Salvador, atuando duplamente, posto que, na mesma medida que promove o lazer com os bailes blacks, ressignifica a auto-estima afrodescendente com vozes destoantes ao discurso colonialista que se quer hegemônico. O discurso produzido pelo rap soteropolitano é ao mesmo tempo definido pela vivência individual de cada rapper assim como também pela noção de coletividade, que é altamente reflexiva e contestadora, pondo no centro do debate questões que atingem especificamente indivíduos negros e da periferia de Salvador.
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2 comentários:
Uma visão bastante interessante e instigadora sobre esse movimento político urbano tão expressivo.
Parabéns
Trabalhos como esse nos ajuda a lutar contra o racismo na academia de Letra e na sociedade.
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