quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Shakespeare vai ao cinema contemporâneo

Ana Carolina Passos Custódio

A pesquisa Shakespeare vai ao cinema contemporâneo aborda adaptações de peças de William Shakespeare, para o cinema, analisando elementos e estratégias de interpretação, apropriação e deslocamento de uma obra de origem em um produto cultural veiculado em outra mídia: do texto teatral, para o cinema. Utilizando conceitos de tradução intersemiótica e simulacro, discutimos a idéia de original, de essência e de aura canônica, tantas vezes presentes na crítica da tradução, que podem impedir a fruição de uma nova leitura. Assim, concluímos que a tradução pode ser uma ferramenta prática na democratização e difusão de textos antes restritos à elite intelectual, suplementando a obra anterior com textos contemporâneos. A pesquisa, em 2006, analisou, a partir da peça Ricardo III, o filme "Ricardo III – Um Ensaio” (1996), dirigido por Al Pacino. Em 2007, incluímos outras adaptações cinematográficas de peças de William Shakespeare, entre as quais me cabem: As Alegres Comadres de Windsor (“As Alegres Comadres”, 2003, de Leila Hipólito), Ricardo III (“Ricardo III”, 1995, de Richard Loncraine), Henrique IV (“Garotos de Programa”,1991, de Gus Van Sant) e O Mercador de Veneza (“O Mercador de Veneza”, 2004, de Michael Radford).

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