Os princípios da Sociolingüística Variacionista permeiam há certo tempo as orientações que regulam o sistema de ensino brasileiro, mas – apesar disso – são poucos os profissionais preparados para reconhecer e legitimar a diversidade lingüística presente nas salas de aula de um país plural como o Brasil. Partindo dessa problemática, faz-se necessário uma transição da teoria Sociolingüística para a área aplicada de formação de professores. O presente trabalho – integrante do projeto “Interculturalidade, competências para ensinar e formação de professores de Língua Portuguesa” orientado pela professora doutora Edleise Mendes - tem por objetivo refletir sobre a importância da formação sociolingüística dos professores de Língua Portuguesa, apontando os possíveis problemas dessa formação e traçando perspectivas para a sua melhoria. A análise, ainda parcial e bibliográfica, suscita grandes reflexões acerca do conhecimento e da conscientização da diversidade lingüístico-cultural e sua inter-relação e implicação no ensino de Língua Portuguesa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
A necessidade de termos docentes preparados em uma sala de aula, onde exista uma variedade linguistica, é muito grande. POis muitas vezes esses docentes terminam uma graduação sem saber como lidar com seu aluno; não sabe de deve corrigir quando o aluno fala "errado", não sabe de deve ensinar conceitos gramaticais, e outras situações. E a sociolinguistica esta aí pra isso, pra dar um apoio ao ingresso desse estudo.
[u] greetings, i found this web-shop and planing to try it. wonder if anyone purchased cookbook software from them, any advice please?[/u]
considerando que vivemos em um país plural,a sociolinguística vem para aproximar e legitimar a língua no contexta social do indivíduo em suas situações de usos, analisando-a na sua oralidade, fugindo de qualquer preconceito e até mesmode desrespeito Á CONDIÇÃO DO ALUNO COMO AGENTE TRANSFORMADOR NESSE PROCESSO. SIMONE(estudante de letra-põrtuguês)_
considerando que vivemos em um país plural,a sociolinguística vem para aproximar e legitimar a língua no contexta social do indivíduo em suas situações de usos, analisando-a na sua oralidade, fugindo de qualquer preconceito e até mesmode desrespeito Á CONDIÇÃO DO ALUNO COMO AGENTE TRANSFORMADOR NESSE PROCESSO. SIMONE(estudante de letra-põrtuguês)_
Postar um comentário