quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O processo dialógico no fórum de discussão online: o caso do curso letras libras

Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

Os ambientes virtuais de aprendizagem vêm sendo amplamente utilizados por instituições de ensino superior, em cursos de graduação à distância e como suporte ao ensino presencial. A proposta desenvolvida neste trabalho contempla um recorte do uso de ambientes virtuais de aprendizagem, ao analisar o espaço dos fóruns de discussão utilizados pelos alunos do Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em LIBRAS – Pólo UFBA, em contextos de atividades de intervenção de pesquisa. Neste sentido, serão analisados os enunciados, que neste espaço são produzidos por um autor que em alternância com um leitor se torna leitor para dar lugar a um outro autor fazendo daquele ambiente um espaço de interação contínua que se constitui por meio de uma cadeia dialógica. As relações que se estabelecem entre os participantes por meio das réplicas dos diálogos são relações de Resposta, Dúvida, Questionamento, Argumento, Contra-argumento, Relato, Contribuição e Objeção. Os resultados, ainda provisórios, apontam para uma variação de quantidade e tipo de enunciados que dependem tanto da linguagem dos surdos e dos não-surdos como também do conteúdo dos fóruns.

Um comentário:

Anônimo disse...

simply stopping by to say hey