quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Dos gêneros textuais à análise de discurso: uma contribuição para as atividades de produção de textos no ensino médio

Adelino Pereira dos Santos

Projeto de doutorado desenvolvido para o Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal da Bahia. Inserido na linha de pesquisa Aquisição e Ensino do Português, o projeto direciona-se por três questionamentos: I – até que ponto as atividades de produção de textos escritos presentes em edições recentes de livros didáticos de Língua Portuguesa, História e Geografia do ensino médio contribuem para a formação de produtores de textos autênticos? II – que competências e habilidades os alunos do ensino médio devem desenvolver aos executarem atividades de produção de textos escritos? III – que contribuições a Análise de Discurso de linha francesa e os Estudos sobre Gêneros Textuais podem oferecer para suplementação das atividades de produção de textos escritos? A investigação proposta direciona-se pela seguinte hipótese de trabalho: as atividades de produção de textos presentes em edições recentes dos livros didáticos supramencionados ainda não contribuem para a formação de produtores de textos escritos, isto é, pouco colaboram para o desenvolvimento de competências e habilidades textuais, por não apresentarem orientações didáticas suficientes, de modo a tornar os alunos autônomos no reconhecimento e produção de gêneros textuais variados, pondo a língua em uso em situações autênticas, em funcionamento em interações sócio-discursivas diversificadas. O objetivo principal do trabalho de pesquisa é apresentar sugestões de projetos pedagógicos suplementares aos manuais didáticos, a partir dos pressupostos teóricos que direcionam a investigação científica, de modo a contribuir para o trabalho dos professores do ensino médio.

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